top of page
Buscar

Excesso de preenchedor: quais os riscos?

Atualizado: 21 de abr.



Sabe aquela velha máxima de que "menos é mais"? Pois é, ela se aplica muito bem quando se trata de preenchedores.


Encher demais a face, tem dois aspectos negativos. O primeiro, não necessariamente nessa ordem, diz respeito à questão inestética, levando a uma aparência inflada, artificial e até caricata em alguns casos. Mas alguém pode dizer: mas se a pessoa gosta do rosto inflado, não é direito dela ficar do jeito que ela quer? Sim, isso é verdade, há quem goste.


Mas a outra questão envolvida, a SEGURANÇA. Altas doses de preenchedores, envolve uma séria de riscos. Quanto mais preenchimento, mais riscos. Mais preenchimento pode resultar em aumento de inchaço e hematomas, aumentando a possibilidade de comprometer o fluxo sanguíneo, tanto por uma injeção intravascular inadvertida, como pela compressão externa da vasculatura. Ainda, o excesso pode levar à migração do produto.


Uma face também excessivamente preenchida também pode levar à necessidade de dissolução do produto, tanto por conta de danos vasculares, advindos desse excesso, quanto pelo fato de arrependimento posterior de ter exagerado na dose. Para dissolver, é necessário utilizar uma enzima chamada hialuronidase que também é um risco. Embora, seja rara, há muitas pessoas com alergia à substância que se aplicada, poderá levar, em casos extremos, à anafilaxia.


A alergia à hialuronidase não é tão comum, mas qualquer um pode ser alérgico a ela. Então o excesso de preenchedor nunca é uma boa trilha a se seguir, pensando neste aspecto também. E mesmo quando o rosto do cliente, cabe a colocação de maiores volumes, é preciso muita cautela e evitar preencher todas as áreas de uma única vez, para evitar intercorrências. Quando você injeta acido hialurônico, por sua natureza hidrofílica, ele atrai água e isso faz com que ele se expanda. Então isso gera edema (inchaço) que pode variar em intensidade, dependendo da área tratada, da resposta do organismo do paciente e da quantidade injetada. Esse inchaço, somado à quantidade exagerada de preenchedor irá formar um grande volume que muitas vezes é capaz de comprimir artérias e veias e bloquear o fluxo sanguíneo, gerando no local a morte do tecido ( necrose). Então é preciso muita calma nessa hora. Como diz o bom e velho ditado: "Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém".


Por isso minha postura é conservadora. Contudo, não estou afirmando com isso, que o preenchimento full face ou "lifting com preenchedor", ou qualquer outro nome que possam dar ao ato de preencher as várias áreas da face, não seja bom ou esteja errado. O que estou dizendo é que isso aumenta o risco de problemas, sobretudo, quando feito em uma única tacada.


E como mencionei, há faces que não cabem um full face. A melhor indicação ás vezes será uma cirurgia plástica. É preciso avaliar cada face e ver se há indicação ou não. Uma pessoa com atrofia na face, por exemplo, pode ser bastante beneficiada pelo preenchimento full face. O plano de aplicação escolhido para cada área da face, também influenciará e poderá modificar todo o resultado.


Abaixo alguns exemplos de preenchimento global da face (full face) com resultados muito bonitos, usando 17 ml e 16 ml de gel de ácido hialurônico.



Resultado com 17 ml de gel





Resultado com 16 ml de gel



Observe que as quantidades de gel usadas acima, não deixaram as faces infladas ou exageradas. O preenchedor foi colocado em locais estratégicos, nos planos corretos para cada formato de rosto e suas demandas. Mas essa mesma quantidade para outros rostos, poderá deixa-los inflados e exagerados. Tudo precisa ser avaliado antes, com cautela e bom senso estético.


Mas volto a dizer: não considero seguro um full face numa única sessão. Portanto, havendo indicação, eu faço, mas aos poucos, distribuído em algumas sessões, para melhor conforto e segurança do próprio paciente. Imagina um paciente manifestando uma reação alérgica ao ácido hialurônico? Isso é bastante raro, mas não deixa de ser uma possibilidade. Como tratar um rosto com gel preenchedor por todos os cantos? Imagina um rosto inchado em todas as partes, causando um desconforto enorme, até que volte ao normal? E para administrar uma oclusão vascular no caso de um preenchimento full face? Fica muito mais difícil. Portanto, é um risco que prefiro evitar.


Por essas e outras, é que prefiro ir de pouquinho em pouquinho.


__________________________________________________________


Para agendar sua consulta estética clique aqui. As consultas podem ser feitas online ou presencialmente. Se após a consulta você aderir ao procedimento, o valor da consulta será abatido no valor do tratamento. Ou seja, contratando o procedimento, a consulta será gratuita.


Para você que já tem certeza que irá fazer algum procedimento, para agendar seu horário comigo em Nova Petrópolis, entre em contato com a Clínica Mater: (54) 99931-2259.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page