top of page

Tratamento para o pescoço

image.png

Existem diversas modalidades não cirúrgicas para o rejuvenescimento do pescoço, principalmente a hidroxiapatita de cálcio (CaHA) que traz bons resultados e o procedimento é minimamente invasivo.

No caso do pescoço, o tratamento é feito utilizando a hidroxiapatita hiperdiluida para evitar formação de nódulos.

Uma das vantagens da utilização da hidroxilapatita de cálcio quando aplicada na pele é que por ela ser um bioestimulador, atua na formação de novo colágeno e elastina, duas proteínas que dão sustentação, firmeza e elasticidade à pele. Além disso, quando ela é usada sem diluir, ajuda a dar volume imediato, mas esse não é o caso do pescoço, pois o objetivo é reduzir a flacidez.

Quando não é diluída precisa ser injetada profundamente em outras partes da face e corpo, devido à sua alta viscosidade, mas estudos descobriram que com a diluição com lidocaína e/ou solução salina, a viscosidade é reduzida, mas mantendo a neocolagênese permitindo assim o  endurecimento/firmeza da pele com o passar dos dias. Com a viscosidade bem reduzida é possível colocar  o preenchimento de forma mais superficial  que é o caso do pescoço, reduzindo o aparecimento de rugas indesejáveis ​​e melhorando a remodelação dérmica.

O tratamento requer mais de uma sessão, cuja quantidade varia de acordo com cada caso, mas geralmente são necessárias 2 ou 3 sessões para o resultado desejado. Mas é importante frisar que os resultados não são os mesmos para todas pessoas, haja vista a resposta de cada organismo, bem como o nível de flacidez e outros fatores.

Alguns resultados após tratamento do pescoço com CaHa

Os resultados são individuais e não podem ser usados como comparativo de tratamentos

As fotos são meramente ilustrativas.

image.png
image.png

Para aplicação é usado anestésico nos pontos de entrada e no caminho da cânula, de modo que o paciente não sinta dor. Hematomas podem ocorrer, mas costumam ser bem pequenos nessa região. Eu que sou o tipo de pessoa que costuma ter hematomas  nos procedimentos estéticos, no pescoço não tive até hoje.

Segundo os especialistas, foram estabelecidas algumas diretrizes para o tratamento do pescoço com CaHA. Uma delas é a realização por cânula via retroinjeção com 3 a 5 pontos de entrada, mas também há a técnica com agulha como opção alternativa.  

 

 

Para tratamento do pescoço, geralmente é indicada uma hiperdiluição de 1:2 a 1:4 (3–6 ml de diluente), dependendo da espessura da pele do paciente, o que resulta num total de  3,5/7,5 ml por sessão. Para peles normais, costuma-se utilizar a diluição 1:2; para peles finas, diluição 1:4. A CaHA também pode ser usada para dar mais firmeza à área do decote e outras áreas do corpo.

Assista abaixo um trecho da aplicação de CaHA hiperdiluída no pescoço com a técnica que utilizo nos meus pacientes. A marca em vermelho, 

 

 

 

 

 

O tratamento com hidroxiapatita de cálcio pode também ser associado à  toxina botulínica que relaxa as bandas platismais da região cervical, dando aparência mais suave ao pescoço e melhorando o contorno facial.

Conforme estudos, o tratamento da flacidez da pele do pescoço com CaHA diluída na proporção de 1:4 ou mais, não impacta negativamente na avaliação ultrassonográfica da tireoide. 

Para orçamentos e agendamentos, clique aqui

image.png

Referências:

Efficacy and Tolerability of Hyperdiluted Calcium Hydroxylapatite (Radiesse) for Neck Rejuvenation: Clinical and Ultrasonographic Assessment. https://www.dovepress.com/efficacy-and-tolerability-of-hyperdiluted-calcium-hydroxylapatite-radi-peer-reviewed-fulltext-article-CCID

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0278239122006565

bottom of page