top of page
Buscar

Hidroxiapatita de cálcio para rujevenescimento do dorso das mãos

Atualizado: 22 de mar.






A Hidroxiapatita de cálcio (CaHA) é um mineral inorgânico presente nos ossos e dentes humanos. Desempenha um papel na resistência estrutural do osso e na regeneração óssea. A CaHa foi inicialmente usada na sua forma sintética para realizar tratamentos de reparação óssea em cirurgias. A CaHA sintética é composta de minerais que ocorrem naturalmente nos ossos e dentes.


Além de ser usada em cirurgias, logo adiante foi aprovada para fins estéticos. A CaHA combina alta elasticidade e viscosidade (quando não diluída) com a capacidade de induzir a formação de colágeno a longo prazo (diluída e não diluída). Em outras palavras. a hidroxiapatita de cálcio estimula o colágeno e a elastina, as duas proteínas mais abundantes no corpo humano, mas que vão diminuindo à medida que envelhecemos. A elastina é crucial para a flexibilidade e firmeza da pele. O colágeno é uma proteína que serve como um dos principais blocos de construção dos ossos, pele, cabelos, músculos, tendões e ligamentos. Dessa maneira a hidroxiapatita de cálcio é o agente ideal para abordagem do envelhecimento do dorso das mãos, não é à toa a mais bem recomendada nos ensaios clínicos publicados.


Quando é aplicada no tecido subcutâneo, promove uma reposição de volume imediata que pode durar até 12 meses (de 6 a 12 meses em média, variando de pessoa para pessoa, de acordo com seu estilo de vida e outros fatores), seguida de correção de longo prazo devido à bioestimulação, resultando em colagênese, que ajuda firmar a pele.




 Mão masculina depois da volumização com hidroxiapatita de cálcio



Dessa forma, com o uso da CaHA, camuflamos as veias e tendões, de forma que estas estruturas fiquem menos evidentes, deixando as mãos com a aparência mais suave e rejuvenescida. Embora o gel de ácido hialurônico (AH) injetável tenha um efeito preenchedor muito maior do que a hidroxiapatita de cálcio, a vantagem do CaHA é que o fato dela estimular formação de colágeno, faz com que sua longevidade seja maior. Ou seja, além de fornecer volume, a CaHA aumenta a produção de colágeno do corpo 3 a 6 meses após a injeção. Isso significa que sua pele parecerá mais espessa, saudável e menos enrugada vários meses após a consulta de preenchimento. Os resultados com a CaHA podem durar até 12 meses. Já os preenchedores à base de ácido hialurônico (AH), normalmente duram de 6 a 8 meses e exigem injeções de manutenção mais frequentes. Outra desvantagem da injeção de AH no dorso da mão, é que pode (não necessariamente) ocorrer o efeito Tyndall devido à espessura da pele, principalmente em indivíduos de pele clara. Por conta da transparência da pele fina dessa área ( nas pálpebras também é comum), verifica-se tom azulado na pele suprajacente e presença de ​nódulos locais visíveis sem palpação.


O preenchimento de CaHA é seguro, eficaz e bem tolerado quando usado adequadamente. Além do CaHA, para um tratamento global das mãos, peelings também podem ser usados para melhorar a textura e clarear manchas, caso elas existam.



 Mão feminina depois da voluminzação com hidroxiapatita de cálcio




Os resultados não são iguais para todas as pessoas. Cada paciente é único e responde de maneira diferente às substâncias nele injetadas. E com a hidroxiapatita de cálcio (CaHA) não seria diferente. Veja abaixo dois casos de um estudo de Mitchel P Goldman, Daniel P Friedmann, Daniel P Friedmann, e Kaveh Alizadeh ( Journal Dermatologic Surgery) Ambas mãos de mulheres caucasianas com idades próximas, 50 e 51 anos que receberam a mesma quantidade de CaHA, 2,6 cc (=2,6 ml) em cada mão, foram avaliadas após 3 meses. Cada resultado foi diferente. A mulher da primeira foto abaixo apresentou grau de melhora mais acentuado na escala MERZ (Merz Hand Scale) do que a mulher da segunda foto.








COMO É FEITA A APLICAÇÃO?



Existem técnicas de aplicação variadas, utilizando agulhas ou cânulas. A técnica que eu utilizo é realizada com cânula, um instrumento de ponta romba (não cortante) que desliza sob a pele ( na lâmina intermediaria dorsal ou na lâmina superficial dorsal) sem lecionar os tecidos. A agulha é usada apenas para fazer o pertuito (furo) na região do dorso carpal (punho) ou  uma entrada distal no espaço intermetacarpal, por onde a cânula entrará e distribuirá o produto ao longo do dorso das mãos.



Alguns dos pontos de entrada da cânula (existem outros possíveis)



A cânula simplifica a técnica em si quanto maximiza a segurança do paciente e os resultados clínicos. Com a cânula é possível alcançar toda a área da articulação metacarpo-falângica, permitindo a colocação precisa do produto. Para este procedimento é utilizada uma cânula 22 G OU 23G. (G corresponde ao gauche que quanto maior for, mais fina é a cânula ou a agulha) Uma vantagem do uso de cânula romba é que as veias dorsais podem ser empurradas para o lado sem risco de perfuração, permitindo a colocação precisa do produto em toda a área do dorso da mão. Após a colocação do produto para disfarçar depressão, veias e tendões extensores, uma massagem com gel garante uma distribuição uniforme do produto, dependendo da diluição utilizada.



A APLICAÇÃO DÓI?


Para a aplicação um anestésico tópico é usado no dorso das mãos e ocluído com plástico filme, permanecendo ali por cerca de 30 minutos, além disso é aplicado botão anestésico injetável no local onde um orifício é feito com agulha para passagem da cânula, o que traz conforto ao paciente durante a aplicação.


De modo geral é um procedimento muito tranquilo. Até já apliquei em mim mesma, o que é muito mais difícil, diga-se de passagem. Veja abaixo o resultado da primeira sessão, após 6 dias.







COMO É A RECUPERAÇÃO?


A recuperação costuma variar bastante, haja vista que há pessoas mais sensíveis do que outras. No geral nos dois primeiros dias a mão fica dolorida, vermelha e inchada, mas depois vai voltando ao normal. Talvez necessitará de alguém para fazer algumas coisas pra você nos 2 primeiros dias. Mas isso varia muito da sensibilidade de cada pessoa. Após a injeção, o paciente deve colocar bolsa de gelo ou toalhinha com gelo (nunca o gelo direto na pele) nas mãos ao longo do dia para amenizar o edema (inchaço) e o eritema (vermelhidão) que são comuns. Deve também na medida do possível, elevar as mãos (dia e noite) e evitar alimentos salgados pelos próximos 2–3 dias, pois eles ajudam a aumentar retenção de líquidos e consequentemente, o inchaço. É também recomendado evitar álcool, exercícios extenuantes e Ibuprofeno ou aspirina por 24 horas após-tratamento, além de evitar trabalho intenso com suas mãos por uma semana ou mais.



QUAL A QUANTIDADE HIDROAXIPATITA USADA NO DORSO DAS MÃOS?


A quantidade varia de acordo com os objetivos do tratamento, a idade do paciente, a condição da sua pele, bem como o tamanho de sua mão. Há correções que variam de 1 a 3 ml por mão. Mais no que 3 ml por mão não é recomendado, pois isso pode causar muito inchaço e dor e aumentar o tempo de recuperação. O inchaço excessivo também pode comprimir os vasos. O tratamento ideal consiste em 2 sessões ( 1 seringa por sessão) com intervalos que variam de 1 a 3 meses entre elas. O resultado não é definitivo e a duração varia também, entre 8 meses a 1 ano em média, como fora dito. Há relatos de duração de até 2 anos em algumas pessoas.


A maioria dos estudos não recomenda o uso da CaHA não diluída no dorso das mãos. A não diluição aumenta a probabilidade de formação de nódulos. A diluição varia dependendo do propósito a ser alcançado, bem como da idade do paciente e a condição da sua pele. O estudo dos médicos cirurgiões Miles H. Graivier, Z Paul Lorenc e outros, recomendam a diluição 1:1 (1 de CaHA para 1 de diluente), o que resultaria em 2 ou 3 ml no total (dependendo da marca, a seringa pode ter 1 ml ou 1,5 ml ) para ambas as mãos (sendo 1 ou 1, 5 ml para cada mão) ou ainda 2:1 (2 de CaHA para 1 de diluente), sendo 3 ou 4,5 ml para ambas as mãos, o que resulta em 1,5 ml ou 2,25 ml por mão. Dessa maneira, não perdemos o efeito de volumização, e temos também o estímulo de colágeno e elastina


Em pacientes idosos, a diluição suficiente é especialmente importante para evitar a púrpura senil (lesões arroxeadas na pele,) devido à atrofia da pele.

Já para tratar a flacidez do pescoço sem volumizar, é necessária a hiperdiluição da CaHa.( 1:6, normalmente)


Para tratar as mãos é preciso ter delicadeza no manuseio da cânula que distribui o produto entre os tecidos. Caso ocasionalmente algum paciente tenha sensibilidade nas mãos pós-injeção é facilmente resolvida com analgésico ou anti-inflamatórios.


CONTRA-INDICAÇÕES:


O tratamento com hidroxiapatita de cálcio é muito seguro, mas algumas pessoas não podem receber injeções de hidroxiapatita de cálcio. São contraindicações: pacientes com histórico de alergias graves manifestadas por anafilaxia, ou história ou presença de múltiplas alergias graves; pacientes com hipersensibilidade conhecida a algum dos componentes à hidroxiapatita de cálcio, distúrbios hemorrágicos, infecção cutânea ativa, doença de pele, anatomia anormal das mãos É também contraindicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida à lidocaína ou anestésicos do tipo amida; pessoas com maior tendência a cicatrizes ou formação de queloides, gestantes e mulheres amamentação, doenças autoimunes, tumores, herpes ativa, diabetes descompensada; presença de qualquer dano ou doença que afete nervos, vasos sanguíneos, músculos ou inchaço extremo das articulações (por exemplo, artrite).; uso recente de agentes que aumentam o sangramento (aspirina e AINEs), síndrome de Raynaud.



Se interessou em melhorar o aspecto das mãos com hidroxiapatita de cálcio, clique aqui para agendar e fazer seu orçamento.



Referências


Hand recontouring with calcium hydroxylapatite. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1473-2165.2009.00423.x

Hand


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page